quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Como Atender Bem

“Atendimento” é uma expressão brasileira usada para definir o profissional de Gerência de Contas em uma agência de publicidade e propaganda. Ainda que quase auto-explicativa, a terminologia americana Account Management (Gerência de Contas) difere da expressão brasileira para o pessoal de atendimento no que diz respeito ao mérito alcançado pela expressão Atendimento, de indicar que a causa de existência de uma agência é atender ao cliente. 

Atender bem é dever da equipe de Atendimento de qualquer área profissional, principalmente em se tratando de comercio e meios em que é necessário entrosamento com público de modo geral. Ou seja, dentro da Agência o dever do bom atendimento é sobrecarregado para a equipe de Atendimento, mas as demais não devem ficar isentas das normas de boa convivência, pois afinal, a causa de existência de uma agência é atender ao cliente, e bem!

Dentro da Agência há três tipos de clientes. O cliente interno, o cliente externo, e o cliente especial. É importante saber lhe dar com os três, pois um depende do outro. O cliente interno são todas as pessoas que cooperam para o bom funcionamento da Agencia, ou seja, os funcionários. “Ex: A equipe de Atendimento é cliente da equipe de Criação.” O cliente externo são todas as pessoas e empresas voltadas a assessorar e cooperar com a Agência fornecendo seus serviços. Ex: Fornecedores são clientes externos da Agência no que diz respeito à equipe de Produção e Mídia. O cliente especial é todo aquele que busca na Agência soluções para seus problemas de comunicação. São as pessoas que “pagam” pelos serviços publicitários. Atender bem deve ser um ato praticado com os três tipos de clientes, pois como dito anteriormente, um depende do outro.

Não existe uma regra de passos a serem seguidos para se atender bem, mas é possível aprender itens básicos que poderão norteá-lo até em sua vida pessoal, tamanha a importância de como saber atender. A princípio, é preciso entender o perfil e as funções do profissional de atendimento, para que então possa ter um contato com noções de como atender bem.


Texto de minha autoria. Favor não copiar sem a referência.

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