segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Debate e crítica do livro "A Última Volta do Ponteiro"




Na tarde desta sexta-feira (16/09) estive na Livraria Jaqueira, no debate sobre o livro “A Última Volta do Ponteiro”, que esteve sobe o comando da jornalista Renata Santana. No evento estavam presentes o mestre literário Robson Teles, o professor Attilio D'Ólio - representante do Consulado Italiano e o autor “Adriano Portela”.

Matéria a respeito do debate vocês encontram no blog EscritórioLiterário, do jornalista e escritor Adriano Portela.

Minha Crítica a respeito do livro

O livro “A Última Volta do Ponteiro” é uma obra magnífica. Um romance cheio de mistérios que, ao passar dos capítulos, não deixa o leitor totalmente satisfeito com as informações já adquiridas. Com isso, o autor instiga o leitor a ler cada vez mais, em busca de desvendar os mistérios que rondam a vida de Anne e de sua família.

Se você ainda não leu este livro e pensa que não conseguirá ler por falta de tempo na sua agenda, não se preocupe. Leia os primeiros capítulos e logo você será estimulado a ler o romance até o fim. Não tem como não gostar de uma história como esta, cheia de reviravoltas, de segredos, de descobertas. São capítulos curtos, entrelaçados por uma pitada de curiosidade no leitor. Eu li “A Última Volta do Ponteiro” em apenas um dia. Depois que comecei, não consegui mais parar. Cada capítulo que eu acabava pensava: “será que...” e diante desta curiosidade, fui pressionada a ler o próximo capítulo, e o próximo, e o próximo... Até concluir e desvendar todos os enigmas.

Confesso que nunca fiquei tão maravilhada com um livro como fiquei com este. Nunca li um livro como este, que me deu várias visões a respeito da personalidade dos personagens. Fui obrigada a gostar de todos os personagens, e ao mesmo tempo, duvidar do caráter deles, não confiar na “boa pessoa” que o autor estava me apresentando. Isso porque Portela nos surpreende a cada capítulo, mudando a direção da história, mudando o agir dos personagens. Senti-me obrigada a adquirir a mente o coração de cada personagem, para aprender a pensar e a sentir como eles.

Em uma história tão misteriosa, de suspense, o autor ainda jogou pitadas de comédia. Não tive como não gargalhar nas cenas recheadas pelo diálogo de Cat com seu amigo.

Outro ponto o qual eu gostaria de ressaltar... A ousadia e a sabedoria de Adriano para compor as cenas de sexo. É excelente o jeito que o autor trata do assunto sem ser muito superficial e ao mesmo tempo, sem ser vulgar e desrespeitador.  Ele consegue apimentar as cenas sem banalizar, sem fazer com que o sexo chegue a ser o tema principal do livro, sem usar artifícios comumente usados nas obras do Marquês de Sade.

Para quem, como eu, esta iniciando no ramo da escrita literária, narrativa, “A Última Volta do Ponteiro” é um ótimo livro para se analisar e pescar dicas de cronologia dos fatos, a lingüística dos diálogos, o suspense deixado em cada capítulo, as pinceladas de comédia, a inserções... No caso do livro que escrevi, “O Sol da Manhã”, optei por fazer inserções de músicas, de marcas publicitárias. Já Portela, optou em inserir em seu livro, trechos de livros da literatura brasileira, e como se não bastasse, ainda transformou a história de “A Última Volta do Ponteiro” em uma peça teatral dentro da própria história.  

Ainda não se convenceu que você deve ler este livro porque prefere ler livros em 1ª pessoa? Ou não se convenceu ainda porque prefere ler em 3ª pessoa? Neste livro você tem duas perspectivas diferentes. Parte do livro é contado por um narrador-observador (3ª pessoa) e outra parte é contado por um narrador-personagem (1ª pessoa). Este narrador-personagem é personagem não apenas nesta parte do livro, mas na história completa. Por fim, se ao final da história você não quer ficar triste ou não quer se desprender dos personagens... Como disse o representante do Consulado Italiano - o professor Attilio D'Ólio: “Não leia a última página do livro”.

Um comentário:

  1. Aline... sou muito suspeito para comentar sobre o livro kk porq será? rsr

    Mas quanto a crítica literária, essa eu posso falar. Seu texto está muito legal, a forma de construir a crítica está muito bem elaborada; trazendo comparações e citações. Texto de jornalista mesmo!!

    No mais, fico grato pelos comentários positivos. Sinto-me estimulado para escrever mais e mais.

    Valeu :) e continue investindo no seu blog, está bem pra cima e dinâminco!

    ResponderExcluir

Meus queridos, deixem seus recadinhos. Não se envergonhem... Pode deixar sua crítica, dúvida, ou sugestão. Seu comentário será analisado com muito carinho aqui no quarto de Aline!