quarta-feira, 18 de maio de 2011

Inclusão de tema/notícia no meio da semana...

Queridos, segue abaixo trechos de uma matéria importante para o dia de hoje. Ainda que fugindo do tema da semana, o abuso sexual de crianças estabelece SIM uma relação com o medo, na principal fase da vida. A reportagem completa vocês encontram no Bolsa de Mulher. Mais tarde tem a postagem da programação da semana. Aguardem...

Abuso Sexual de Crianças

por Anna Mocellin


Neste dia 18 de maio é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e, para muitos pequenos, o pesadelo acontece dentro da própria casa. Pesquisas e estudos mostram que não importa a classe social, a raça ou o nível de escolaridade.


Nem sempre os abusadores são pedófilos de plantão. "Existe o abusador situacional, que é aquele que comete o ato impulsivamente, motivado por algum problema psicológico, como fragilidade, autoestima baixa e sentimento de menos-valia. Esses abusam esporadicamente, apenas diante de uma situação como essa. Já o abusador fixado, ou pedófilo, tem as crianças como objeto de desejo sexual. Usa-as para obter satisfação, não só sexual, mas de poder, de controle. É uma pessoa que tem imaturidade no desenvolvimento sexual. A pedofilia é uma doença, a pessoa não tem controle sobre seu desejo e não consegue evitar o abuso", explica a psicóloga e terapeuta de família Vânia Izzo de Abreu, da Abrapia.

Para a psicóloga Mônica Freitas, da Aliança de Psicologia Hospitalar, do Rio de Janeiro, quem abusa sexualmente de alguém tem como característica principal o desejo de transgressão. "São indivíduos que não possuem limites e nenhum significado de moral e respeito. Abusadores são doentes que necessitam de tratamento", define.


Crianças confusas

Segundo Vânia, apesar do trauma de ter sido abusada, cada criança reage ao fato de maneira diversa: "Cada caso é um caso. Ela pode ter um comportamento sexualizado precoce, masturbação compulsiva, não se sentir querida ou amada, achar que não pertence ao grupo infantil e isolar-se dos amiguinhos, sentir-se suja ou não apropriada. Pode, inclusive, sentir prazer e até vontade de continuar o abuso, para sentir mais proximidade, carinho ou atenção do abusador. São vários os lados da questão: há crianças que gostam, outras que sofrem. Mas nenhuma delas entende realmente o que está acontecendo".

Vamos divulgar ações voltadas para as crianças, sempre tidas como "o futuro da humanidade"... Vítimas potenciais do MEDO! Ainda acredito em uma vida de justiça, paz, amor...

Abraços e ótima quarta-feira à todos! Que Deus os ilumine diariamente, e abra caminhos para um viver melhor. Que Deus proteja nossas crianças pois delas é o reino dos céus.

=)



2 comentários:

  1. Muito,boas essas suas postagens Aline!
    Parabéns,cada dia vc melhora na qualidade de seu blog!Bjs...Sucesso

    ResponderExcluir
  2. MARIA JOSE ANDRADE5/20/2011 7:03 PM

    ME SINTO ORGULHOSA EM TER UMA FILHA INTELIGENTE E APAIXONADA POR TUDO QUE SE PROPOE A FAZER, PARABENS SUCESSO NESSA NOVA EMPREITADA. TE ADMIRO MUITO. BEIJOS DA SUA MÃE QUE TE AMA MUITO.

    ResponderExcluir

Meus queridos, deixem seus recadinhos. Não se envergonhem... Pode deixar sua crítica, dúvida, ou sugestão. Seu comentário será analisado com muito carinho aqui no quarto de Aline!